Postagens mais visitadas

domingo, 9 de outubro de 2011

Futebol e Futsal: Como ensinar?



Olá?
Estou verificando e analisando alguns sites e blogs sobre aprendizagem e treinamento do futebol e futsal, e durante meus estudos verifiquei que ainda muito é questionado e discutido, mas pouco é colocado em prática, nos meus artigos procuro enfatizar sobre todos os aspectos da aprendizagem e treinamento.
Sigo alguns autores e vou destacar neste artigo alguns trechos do Prof. Dr. Alcides Scaglia, que foi um de meus mestres na pós-graduação.
Uma construção metodológica para o ensino dos esportes coletivos, ou seja sempre devemos iniciar do mais fácil para o mais complexo, nunca o contrário, incluir sempre novos desafios para estimular os alunos ao máximo, segundo suas fases de desenvolvimento, utilizar a compreensão do jogo a partir de sua complexidade, para Scaglia (1999b, 2003) e Scaglia e Souza (2004), o jogo é uma unidade complexa, em que o todo não pode ser compreendido pelas partes isoladas.
O jogo não se reduz a partes isoladas e, quando o faz dessa forma, perde seu contexto funcional sistêmico, organizacional, de imprevisibilidade, de cooperação, de autorregulação.
Estou citando meu renomado professor com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas sobre ensinar o futebol/futsal, Scaglia destaca que não basta somente jogar bem para também ensinar bem esportes, situação normalmente encontrada em escolinhas de esporte com ex-jogadores na função de professor.
Scaglia (1999b), entrevistou oito professores (sendo quatro ex-jogadores) de escolinha de futebol com o objetivo de saber como eles haviam aprendido a jogar, percebeu que as respostas dadas não condiziam com a realidade praticada por eles quando se propunham a ensinar futebol. Os professores relatavam que aprenderam a jogar nas ruas, nos campinhos de terra batida, jogos/brincadeiras com bola nos pés, etc., mas nas aulas suas práticas pedagógicas eram totalmente mecanicistas ou tecnicistas (baseada somente na repetição do gesto motor) e estereotipadas na busca por resultados imediatos. Para Scaglia (1999a-b, 2003) esse modelo pouco contribui para o desenvolvimento de jogadores conhecedores do jogo, um craque capaz de ¨compreender a dinâmica do jogo¨ (Sgaglia, 1999b, p.22).
As aulas e treinamentos dos esportes coletivos devem ser baseadas no jogo e suas complexidades, a criança deve ser estimulada a pensar e tomar decisões, desenvolver sua capacidade cognitiva e passar por todas as situações possíveis, e sempre estar preparada para a imprevisibilidade que o esporte coletivo proporciona.
Não se deve basear as aulas e treinamentos somente em atividades puramente tecnicista ou mecanicista, a correção do gesto motor se faz necessária, mas o jogo é o objetivo, e o gesto motor fechado tornará o futuro atleta limitado.

Prof. Esp. Adelson Souza.

Referência Bibliográfica:

Reverdito, Riller Silva; Scaglia, Acides José. Pedagogia do esporte: jogos coletivos de invasão. São Paulo: Phorte, 2009.  264p

Quer mais conteúdo? CLICA AQUI!

Criança no Esporte

Este artigo é muito interessante, leiam!  CAMPOS, Wagner; BRUM, Vilma Pinheiro. Criança no Esporte . Midiograph: Londrina. 2004.   CAPÍT...