Postagens mais visitadas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Características Físicas do Futebol



O futebol é uma modalidade esportiva que se caracteriza pela dificuldade de identificação com relação ao esforço físico. Na maratona ou nos 100 metros rasos é fácil perceber a predominância aeróbia ou anaeróbia, respectivamente; mas o futebol é um esporte que apresenta características bem particulares.
Por via das exigências analíticas se é forçado por vezes a separar o sujeito-atuante (motor), do sujeito-sentimento (afetivo) e do sujeito pensante (cognitivo), mas será perder de vista a indissociabilidade de todas as vertentes que caracterizam o homem em situação, o homem como unidade, uno na sua diversidade (SANTOS, 1992).
O futebol é modalidade esportiva intermitente, com constantes mudanças de intensidade e atividades. A imprevisibilidade dos acontecimentos e ações durante uma partida de exige que o atleta esteja preparado para reagir aos mais diferentes estímulos, da maneira mais eficiente possível (BARBANTI, 1996). REILLY (1997)  afirma que a maioria das atividades relacionadas com o futebol competitivo é intensa submáxima.
O futebol compreende vários tipos deslocamentos, embora a caminhada e o trote sejam predominantes. É necessário treinar a capacidade de resistência aeróbia para que os jogadores possam se movimentar durante os 90 minutos, com períodos de movimentos de alta intensidade, como acelerações em pequenas distâncias (YAMANEKA; ASAMI; TOGARI et al., citado por PERES, 1996).
De acordo com GARCIA, MUIÑO, e TELEÑA (1997), o futebol exige resistência, velocidade, agilidade e força. Para KUNZE (1987), o futebol exige uma série de capacidades físicas que se destacam a resistência, a velocidade e a força como princípios decisivos, mas também a agilidade e a flexibilidade.
Para SCHIMID e ALEJO (2002), o futebol requer força, potência, velocidade, agilidade e resistência. Destacam que, apesar da importância dessas capacidades, a velocidade é talvez a mais importante.
GARRET e KIRKENDALL, citado por OLIVEIRA (2000, p.55) afirmam que "a habilidade controlada com mudanças de direção, parece ser uma característica inerente aos jogadores de futebol ou de outros esportes coletivos".
O jogador deve possuir uma grande bagagem técnica, para que por meio da condição física possa estar apto a desenvolver estratégias e funções táticas (SANTOS, 1992).
Todos estes estudos tem um único objetivo: identificar o fator determinante para a melhora da performance no futebol, avaliar e quantificar as formas de treinamento buscando sempre atingir o mais alto nível técnico, físico e cognitivo.
O treinamento consciente deve unir a capacidade física com a cognitiva; a inteligência e a tomada de decisão ainda são e sempre serão fatores determinantes na busca de resultados positivos e na formação de jogadores de futebol.
  
Prof. Esp. Adelson Antonio de Souza

Querendo mais informações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança no Esporte

Este artigo é muito interessante, leiam!  CAMPOS, Wagner; BRUM, Vilma Pinheiro. Criança no Esporte . Midiograph: Londrina. 2004.   CAPÍT...