Postagens mais visitadas

quarta-feira, 14 de março de 2012

De quem é a tarefa de ensinar futebol?

Olá?


Neste blog, comecei escrevendo algumas das minhas experiências dentro do esporte e destacando alguns professores pesquisadores do futebol, e principalmente a forma de ensiná-lo.
Uma das coisas que mais me incomoda, é a forma de ensinar o futebol, a quem, e como deve ser ensinado; eu já postei vários artigos a respeito, entretanto, escrevo novamente para esclarecer algumas dúvidas. Tive essa iniciativa depois de uma conversa com um amigo, o Clailson, do qual sou seguidor no blog: ¨O dono da bola¨; nós conversávamos sobre futebol quando ele disse que uma vez uma pessoa afirmava em uma discussão que a qualidade duvidosa de alguns jogadores no Brasil era motivada pelas escolas de futebol e principalmente de como era ensinado o esporte nestas tais escolas; em princípio discordei, mas analisando com calma e refletindo um pouco, sou obrigado a concordar em parte desta afirmação.
Como já disse, neste blog estão postados vários artigos sobre aprendizagem e ensino do futebol, para não dizerem que são ideias minhas e sem fundamento, coloquei alguns artigos de doutores e professores renomados, e algumas experiências vivenciadas por mim, bem como relatei algumas conversas com outros profissionais da área.
Realmente é bem discutida a qualidade duvidosa de alguns atletas, tendo em vista que no passado a maioria dos clubes de futebol eram recheados de craques de alto nível, e a maioria deles oriundos dos campos de várzea, somente vivenciando o treinamento específico do futebol na fase de especialização, por volta dos 16/17 anos, não haviam as categorias menores, e por consequência a aprendizagem sem pressão e divertida.


Atualmente houve muita mudança, alguns pais correm para que seus filhos se formem o mais precoce possível achando que desta forma irão cooperar para o desenvolvimento dentro do esporte, os clubes buscam de qualquer forma o garoto de mais alto nível, pois buscam títulos ao invés de pacientemente formar seus atletas e os treinadores por medo de perderem o emprego acabam praticando algumas injustiças com atletas que estão em pleno desenvolvimento motor, mas que não atingiram o nível desejado na visão destes treinadores.
Sem levarmos em consideração o aumento da violência, poucos espaços para a prática desportiva, os computadores e video-games, e alguns ¨professores¨ que nas escolas de esportes acabam especializando precocemente seus alunos, professores sem qualquer formação adequada e principalmente sem interesse de buscá-la, não sou contra ex atletas ministrando aula, mas deveriam buscar conhecimento em cursos e universidades, devemos destacar que no alto nível o técnico de futebol por vários motivos não consegue conciliar a profissão com o estudo, mas ele é auxiliado por profissionais capacitados (médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos, nutricionistas, psicólogo, massagista), nas escolas de futebol  o professor além de técnico acaba fazendo de tudo um pouco, portanto deve se atualizar e se preparar para a formação dos nossos atletas, e o que é pior com a diminuição dos espaços e o crescimento das escolas de futebol, vemos muitos atletas oriundos dessas escolas o que não acontecia no passado.

Gostou? Quer mais conteúdo? CLICA AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança no Esporte

Este artigo é muito interessante, leiam!  CAMPOS, Wagner; BRUM, Vilma Pinheiro. Criança no Esporte . Midiograph: Londrina. 2004.   CAPÍT...