Olá pessoal?
Depois de algum tempo sem publicar novos artigos, darei continuidade sobre a formação no futsal.
Conteúdos Técnicos-Táticos.
Antes da apresentação dos
conteúdos técnico-táticos e das metodologias normalmente utilizadas, torna-se
imprescindível, conhecer melhor a modalidade.
O futsal apresenta
características semelhantes aos outros esportes coletivos, tais como:
§ Existe a noção de confronto, ou seja, há momentos de
oposição pelos adversários e de colaboração dos colegas (GRECO, 1998);
§ Acontecimentos cuja freqüência, ordem cronológica e
complexidade não podem ser previstas antecipadamente, ou seja, de grande
imprevisibilidade ambiental (GARGANTA, 1995);
§ Apresenta uma série de parâmetros a serem
inter-relacionados: a bola, o espaço, o objetivo do jogo (gol, ponto, etc.), o
regulamento (tempo de jogo, espaço de jogo ou delimitações do campo, número de
jogadores, formas permitidas de jogar a bola, características da bola, formas
de comportamento perante o adversário, punições e penalidades), colegas,
adversários, público e situação (GRECO, 1998, baseado em BAYER, 1986);
§ Dependência do parâmetro situacional: as ações dos
atletas mudam conforme a situação ambiental (placar do jogo, jogo em casa ou
fora, jogador a mais ou a menos na equipe, etc.) inter-relacionada com os
objetivos do jogo (GRECO, 1998).
Mas,
também, alguns aspectos específicos que o diferenciam de outras modalidades,
tais como:
a) Utilização do espaço de jogo e tipo de participação dos
atletas;
As ações se desenvolvem em um espaço comum, com participação
simultânea de atacantes e defensores em relação à bola, sem esperar a ação
final do adversário, desde o momento em que se tem seu controle ou não, até
alcançar os objetivos do jogo.
b) Dimensão do Terreno de Jogo e Número de
Jogadores
Tendo
como referência as dimensões sugeridas pela FIFA, o jogo de futsal
desenvolve-se num espaço de aproximadamente 40 metros de comprimento por 20
metros de largura (800m2). Uma vez que as regras permitem a livre
circulação dos 10 jogadores (5 de cada equipe) por todo o espaço disponível,
cada atleta possui a seu dispor aproximadamente 80m2 (OLIVEIRA,
1999).
b) Controle da Bola
Apesar de ser o esporte de quadra que
apresenta a maior área de jogo disponível por jogador, quando comparado a
outras modalidades esportivas, o espaço não pode ser considerado grande quando
leva-se em conta a coordenação ou controle óculo-pedálico exigido do objeto de
jogo (bola), diferentemente de outras modalidades esportivas (handebol,
basquetebol, voleibol, etc).
c) Duração do Jogo
O
tempo de jogo é efetivo (cronometrado), diferentemente do futebol e handebol,
ou seja, no futsal a cada interrupção do jogo (faltas, gols, bola fora de jogo,
etc) o cronômetro é travado pelo cronometrista e é iniciada a contagem somente
quando a bola está em jogo novamente (segundo os critérios determinados pela
regra), semelhante ao basquetebol.
d) Freqüência
de Finalizações e Êxitos
De
acordo com GARGANTA e PINTO (1995), no
voleibol, basquetebol e handebol, a relação entre as ações de finalização e os
êxitos quantificáveis é de aproximadamente de 2x1 e no futebol é de 50 para 1.
No futsal, tendo em vista o estudo realizado por SANTANA (2001), que analisou a final do
Campeonato Mundial da Guatemala/2000, entre Brasil e Espanha, a relação observada foi de 9 para 1.
e) Colocação dos Alvos
A
colocação das metas na vertical, como no handebol e futebol e diferentemente no
voleibol e basquetebol, faz “variar” a
sua largura aparente, em função da posição
(ângulo) em que estão sendo visualizados pelo jogador (GARGANTA e PINTO,
1995).
A idéia de
caracterizar a modalidade é destacar o seu ambiente de grande
imprevisibilidade, demonstrando claramente a necessidade da formação de atletas
inteligentes nas categorias de base, ou seja, capazes de se adaptarem rapidamente
às situações-problemas que surgem, tendo em vista as exigências motoras e
cognitivas do jogo.
Exigências Motoras:
-Capacidade coordenativas desenvolvidas (ritmo, orientação, equilíbrio, acoplamento, reação, mudança e diferenciação);
-Consistência e adaptabilidade movimentos;
-Sucesso na execução das habilidades (variabilidade e precisão);
-Otimização da lateralidade;
Exigências cognitividade:
-Captação mais eficiente da informação, com rápido reconhecimento das circunstâncias;
-Capacidade de alternância da atenção e de antecipação
-Processo decisional mais rápido e preciso
-Capacidade coordenativas desenvolvidas (ritmo, orientação, equilíbrio, acoplamento, reação, mudança e diferenciação);
-Consistência e adaptabilidade movimentos;
-Sucesso na execução das habilidades (variabilidade e precisão);
-Otimização da lateralidade;
Exigências cognitividade:
-Captação mais eficiente da informação, com rápido reconhecimento das circunstâncias;
-Capacidade de alternância da atenção e de antecipação
-Processo decisional mais rápido e preciso
Até mais!!!!
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