Postagens mais visitadas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Conteúdos Técnicos-Táticos - Futsal


Olá pessoal?

Depois de algum tempo sem publicar novos artigos, darei continuidade sobre a formação no futsal.

Conteúdos Técnicos-Táticos.
                   Antes da apresentação dos conteúdos técnico-táticos e das metodologias normalmente utilizadas, torna-se imprescindível, conhecer melhor a modalidade.
                   O futsal apresenta características semelhantes aos outros esportes coletivos, tais como:
§  Existe a noção de confronto, ou seja, há momentos de oposição pelos adversários e de colaboração dos colegas (GRECO, 1998);
§  Acontecimentos cuja freqüência, ordem cronológica e complexidade não podem ser previstas antecipadamente, ou seja, de grande imprevisibilidade ambiental (GARGANTA, 1995);
§  Apresenta uma série de parâmetros a serem inter-relacionados: a bola, o espaço, o objetivo do jogo (gol, ponto, etc.), o regulamento (tempo de jogo, espaço de jogo ou delimitações do campo, número de jogadores, formas permitidas de jogar a bola, características da bola, formas de comportamento perante o adversário, punições e penalidades), colegas, adversários, público e situação (GRECO, 1998, baseado em BAYER, 1986);
§  Dependência do parâmetro situacional: as ações dos atletas mudam conforme a situação ambiental (placar do jogo, jogo em casa ou fora, jogador a mais ou a menos na equipe, etc.) inter-relacionada com os objetivos do jogo (GRECO, 1998).
                   Mas, também, alguns aspectos específicos que o diferenciam de outras modalidades, tais como:
a) Utilização do espaço de jogo e tipo de participação dos atletas;
As ações se desenvolvem em um espaço comum, com participação simultânea de atacantes e defensores em relação à bola, sem esperar a ação final do adversário, desde o momento em que se tem seu controle ou não, até alcançar os objetivos do jogo.
b)  Dimensão do Terreno de Jogo e Número de Jogadores
Tendo como referência as dimensões sugeridas pela FIFA, o jogo de futsal desenvolve-se num espaço de aproximadamente 40 metros de comprimento por 20 metros de largura (800m2). Uma vez que as regras permitem a livre circulação dos 10 jogadores (5 de cada equipe) por todo o espaço disponível, cada atleta possui a seu dispor aproximadamente 80m2 (OLIVEIRA, 1999).
b) Controle da Bola
     Apesar de ser o esporte de quadra que apresenta a maior área de jogo disponível por jogador, quando comparado a outras modalidades esportivas, o espaço não pode ser considerado grande quando leva-se em conta a coordenação ou controle óculo-pedálico exigido do objeto de jogo (bola), diferentemente de outras modalidades esportivas (handebol, basquetebol, voleibol, etc).
c) Duração do Jogo
O tempo de jogo é efetivo (cronometrado), diferentemente do futebol e handebol, ou seja, no futsal a cada interrupção do jogo (faltas, gols, bola fora de jogo, etc) o cronômetro é travado pelo cronometrista e é iniciada a contagem somente quando a bola está em jogo novamente (segundo os critérios determinados pela regra), semelhante ao basquetebol.
d) Freqüência  de Finalizações e Êxitos
De acordo com  GARGANTA e PINTO (1995), no voleibol, basquetebol e handebol, a relação entre as ações de finalização e os êxitos quantificáveis é de aproximadamente de 2x1 e no futebol é de 50 para 1. No futsal, tendo em vista o estudo realizado por  SANTANA (2001), que analisou a final do Campeonato Mundial da Guatemala/2000, entre Brasil e Espanha,  a relação observada foi de 9 para 1.
e) Colocação dos Alvos
A colocação das metas na vertical, como no handebol e futebol e diferentemente no voleibol e basquetebol, faz  “variar” a sua largura aparente, em função da posição  (ângulo) em que estão sendo visualizados pelo jogador (GARGANTA e PINTO, 1995).
                     A idéia de caracterizar a modalidade é destacar o seu ambiente de grande imprevisibilidade, demonstrando claramente a necessidade da formação de atletas inteligentes nas categorias de base, ou seja, capazes de se adaptarem rapidamente às situações-problemas que surgem, tendo em vista as exigências motoras e cognitivas do jogo.
Exigências Motoras:
-Capacidade coordenativas desenvolvidas (ritmo, orientação, equilíbrio, acoplamento, reação, mudança e diferenciação);
-Consistência e adaptabilidade movimentos;
-Sucesso na execução das habilidades (variabilidade e precisão);
-Otimização da lateralidade;

Exigências cognitividade:
-Captação mais eficiente da informação, com rápido reconhecimento das circunstâncias;
-Capacidade de alternância da atenção e de antecipação
-Processo decisional mais rápido e preciso

Até mais!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança no Esporte

Este artigo é muito interessante, leiam!  CAMPOS, Wagner; BRUM, Vilma Pinheiro. Criança no Esporte . Midiograph: Londrina. 2004.   CAPÍT...