Postagens mais visitadas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Treinamento Físico, saúde e qualidade de vida.


Assistindo a um programa de TV, percebi que a preocupação com a saúde e exercícios físicos torna-se cada vez mais constante, mas eu pergunto, onde podemos afirmar que o exercício físico, da forma que alguns conhecem, de maneira dolorosa e até mesmo constrangedora pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa?
Vamos imaginar que o primeiro contato que um indivíduo tem com a atividade física, é na escola, a criança sabe até aquele momento que correr, pular, brincar de pega-pega, e outras brincadeiras de rua, eram realizadas de forma prazerosa, e a expectativa da primeira aula de Educação Física era até mesmo uma concretização da curiosidade; mas alguns tem  a maior decepção pois muitos profissionais do movimento corporal não estão preparados para incentivar e ministrar uma aula motivante e que possa realizar as expectativas das crianças, há também os profissionais que estão preparados para tal aula, mas o "sistema", não permite a realização das atividades propostas, as aulas de Educação Física ficam limitadas à bola de Futsal (quando existe na escola), e a brincadeiras livres, ou o que ainda é pior as aulas tronam-se massacrantes, dolorosas, desmotivantes e excluindo aquelas crianças que não possuem por diversos motivos, uma técnica mais apurada, ou que tem dificuldades de relacionamento.
E ainda questiono: Como a Educação Física pode fazer parte importante do currículo escolar, se muitos administradores, diretores e pessoas influentes dentro da educação do nosso país, fizeram parte daquele grupo citado acima, sem muita técnica, com dificuldades de relacionamentos ou tiveram uma experiência dolorosa nas aulas?
O que me deixa preocupado é que essas pessoas se estimulam por esses programas de TV, e que por motivo de saúde ou estético tem que iniciar uma atividade física, a maioria procura uma academia de ginástica ou musculação, e se deparam com professores e instrutores que os recebem com a pergunta: "Vamos Malhar?", é o primeiro passo para a desistência.
E como dizer para uma pessoa que qualidade de vida é subir cinco andares de escada, com o elevador a disposição; ir a padaria e ao mercado a pé, sendo que seu veículo está na garagem; todas essas modernidades foram criadas para facilitar, melhorar e deixar prática nossa vida, é a mesma coisa de dizer para uma mulher moderna para cozinhar em forno a lenha com panelas de ferro, usar o tanque ao invés da máquina de lavar, tudo isso é para melhorar nossa qualidade de vida, para que tenhamos mais tempo para lazer, diversão, família e praticarmos nosso futebol com os amigos, irmos a academia, caminharmos na praia e outras atividades que também melhoram nossa saúde.
Temos que refletir!

Gostou? Quer mais conteúdo? CLICA AQUI!

Prof. Esp. Adelson Antonio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criança no Esporte

Este artigo é muito interessante, leiam!  CAMPOS, Wagner; BRUM, Vilma Pinheiro. Criança no Esporte . Midiograph: Londrina. 2004.   CAPÍT...